Biografia

Uma fusão entre o peso e a melodia do metal indo ao encontro de levadas ora energéticas, ora intimistas: foi com essa proposta que Vakan nasceu no ano de 2010 em Santa Maria/RS, Brasil.

Depois de alguns shows e alterações na formação, já no ano seguinte Lucas Oliveira (bateria) e Alexandre Marinho (guitarra) se juntariam a Guma Streb (guitarra), Carlos Schmitt (baixo) e Matheus Oliveira (vocais). Tendo por influência bandas como Iron Maiden, Judas Priest, Helloween e Angra, o quinteto rapidamente produz e grava o seu primeiro trabalho de estúdio, o EP Freeze!, de 2012, recebendo avaliações positivas da crítica. Após algumas apresentações de divulgação, Guma deixa a banda, que passa a tocar como quarteto até o fim daquele mesmo ano. Em meio a um hiato de mais de dois anos longe dos palcos, Carlos também sai, deixando vago o posto de baixista.

Com o passar do tempo e um maior amadurecimento musical, enquanto paralelamente eram trabalhadas as músicas que fariam parte do primeiro álbum, Vakan foi incorporando outros subgêneros do metal e fora dele, como elementos do folk latino-americano e platino. A banda lança o single e lyric video Diary Of P. Stuart em 2015 com Gregory Ferreira no baixo, substituído posteriormente por Carlos Maximiliano, que, por sua vez, deixa a banda depois de dois anos, após a gravação do disco.

Mais tarde, no fim de 2017, o trio Alexandre Marinho, Lucas Oliveira e Matheus Oliveira é então reforçado pelo baixista Natanael Couto, sendo essa a formação de Vagabond, álbum de estreia lançado por Vakan em outubro de 2018. Por conta de Vagabond, a banda tem recebido reviews bastante elogiosos da crítica especializada no gênero, que a colocam como uma das revelações do metal nacional. Em 2019, Vakan se tornou um quinteto com a adição da tecladista Isabel Leal.

Vakan é:

Alexandre Marinho – Guitarra
Isabel Leal – Teclados
Lucas Oliveira – Bateria
Matheus Oliveira – Vocal
Natanael Couto – Baixo


TOP